Agronegócio
Fenovinos ocorre até sábado na Rural
Evento volta a Pelotas após uma década com diversas atividades, com mais de 400 animais para exposição e 200 para leilão
Jô Folha -
Depois de uma década, a Fenovinos retorna a Pelotas. A 32ª edição iniciou-se nesta quarta-feira (15), com uma atividade técnica para assistentes de jurados e a chegada dos animais, e estende-se até o próximo sábado. Haverão atividades variadas como leilões, julgamentos, exposições, concursos, vendas de artesanatos e até churrasco. O evento ocorre na Associação Rural de Pelotas (ARP), aberto ao público e com entrada entrada franca.
A escolha pelo retorno a Pelotas se deu pelos expositores, revela a vice-presidente da Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco), Elisabeth Lemos. É a terceira edição na cidade, a primeira foi em 1999 e a última em 2009. São 71 expositores de 33 cidades gaúchas, com a presença de mais de 400 animais de 13 raças, desde as mais tradicionais até as novas e as naturalmente coloridas. Além disso, outros 200 animais irão a leilão. Ela explica que o evento foi criado em 1987 e realizado em Itaqui, e idealizava incrementar a ovinocultura em diversas regiões do Estado.
Neste ano, um dos principais objetivos é a venda de matrizes. Uma das atividades técnicas, em parceria com a Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), irá ofertar um curso de detecção de prenhes nas ovelhas. Em outra, haverá a final do concurso regional de borregas da região sul, com as vencedoras das etapas municipais, em parceria com a Emater. "O diferencial é que o pequeno criador pode participar do evento", explica. Para o criador Valdir Rosso, de Cachoeira do Sul, este tipo de evento é ótimo para fazer contatos com possíveis compradores. Ele diz que esta é uma boa saída financeira para o setor, e há pelo menos 15 edições sua cabanha é presença certa no Fenovinos.
Realidade atual
Elisabeth diz que o Estado ainda está longe do auge do final da década de 70, quando as ovelhas laneiras eram muito valorizadas e chegou a ter 13 milhões de cabeças. A popularização dos fios sintéticos fez o valor da lã despencar e o rebanho gaúcho chegar a apenas dois milhões de cabeças. Hoje, são 3,2 milhões, pelos dados da Arco. "Está havendo uma recuperação. Hoje o carro-chefe é mais a carne que a lã. Existe uma demanda de todo o Brasil pelo cordeiro", explica. Ela acredita que há uma tendência de aumento de produção de cordeiros, já que, atualmente, a demanda nacional não é totalmente suprida.
Para ganhar este fôlego, ela diz que é preciso incrementar os rebanhos. Atualmente, a maioria é formada por pequenos produtores, e Pelotas é considerada pobre no quesito, embora as cidades da região sejam mais fortes. O evento ser aqui é também visando fomentar esta cultura. "Temos que fazer um trabalho para motivá-los a produzir mais", pontua. Mas há dificuldades, como predadores, especialmente cães e javalis. O abigeato também é um inimigo. Há alta taxa de mortalidade entre os cordeiros, e este é um fator a ser trabalhado. Uma das atividades será justamente para ensinar a lidar com todas estas ameaças.
Frente Parlamentar da Ovinocultura será lançada no sábado
A partir das 8h30min deste sábado, durante a reunião sobre gargalos da ovinocultura, na casa da amizade, o deputado Luiz Henrique Viana (PSDB) fará o lançamento da Frente Parlamentar. Dos 55 deputados estaduais gaúchos, 45 assinaram a iniciativa. Em nota, Viana diz que o objetivo é retomar o crescimento da ovinocultura por meio de um amplo debate com a sociedade, para que novas soluções sejam encontradas.
Programação
Quinta-feira
8h - Abertura da 1ª Gira Técnica da Ovinocultura - Casa da Amizade
12h - Término da entrada dos animais da Exposição
14h - Julgamento de Admissão
16h - Mostra do Experimento de Pastagens - ao lado da AEAPEL
19h - Coquetel de Confraternização "Arte e Bom Gosto Ideal" - Restaurante ARP
Sexta-feira
8h - Café da manhã para recepção de jurados e expositores - Sindicato Rural de Pelotas
8h30min - Início do julgamento de classificação
14h - Reinício do julgamento de classificação
17h - Desfile de moda artesanal - Salão Nobre
19h - Treinamento teórico-prático Ultrassonografia em ovinos - AEAPEL
19h30min - Retreta pela Banda da 8ª Brigada de Infantaria Motorizada e hasteamento dos pavilhões - anexo ao Salão Nobre
20h - Abertura oficial e coquetel de entrega de prêmios - anexo Salão Nobre
Sábado
8h30min - Reunião (gargalos da ovinocultura-abigeato e predadores) - Casa da Amizade
8h30min - Horário-limite para entrada de borregas para concurso da Emater
9h - Final do 12º Concurso Regional de Borregas e Artesanato da Emater - Pavilhão Central de Remates
11h - Escolha da sede da Fenovinos 2020 - Salão Nobre
12h - Concurso de churrasco ovino - anexo restaurante ARP
12h30min - Almoço - Pista central
15h - Entrega dos prêmios dos concursos da Emater - Pavilhão Central de Remates
16h - Leilão de fêmeas tatuadas e rebanho geral - Pavilhão Central de Remates
18h - Início liberação dos animais
Em paralelo ocorre
Exposição de artesanato em lã - no Pavilhão Central de Remates
16h - Chás de confraternização e exposição Pampa & Tradição, obras da Artista Maria Lucia Drummond - Salão Nobre ARP
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário